Kakau emocionou ao levar enxada para formatura para homenagear os pais
Kauany Sousa, também conhecida como Kakau, emocionou familiares, amigos e convidados de sua formatura, no último dia 09 de abril, em Mossoró, ao descer a escadaria de um Buffet da cidade erguendo uma enxada.
A atitude da jovem, de 24 anos, foi uma homenagem aos pais e a infância difícil que passou na roça para marcar a conclusão do curso de Serviço Social.
A homenagem de Kauany repercutiu nas redes sociais, e o vídeo publicado na internet com o gesto da formanda já tem mais de 100 mil visualizações.
No vídeo, de aproximadamente dois minutos, Kauany começa sua apresentação segurando um pequeno cartaz, escrito “Pai e mãe, meus heróis”. Em seguida, para a surpresa de todos os presentes na festa, a jovem ergue uma enxada, escondida na decoração do evento, e desce uma escadaria às lágrimas.
Em entrevista ao Jornal O Mossoroense, Kauany Sousa explica como surgiu a ideia. “Eu sempre gostei de coisas diferentes, e queria fazer algo que ninguém nunca tinha feito, fiquei pensando por alguns dias e nada saía de minha cabeça. Então perguntei a minha amiga Solange Santos, que é cerimonialista, o que eu poderia fazer” e prossegue. “Solange Santos perguntou: “Por que você não desce com uma enxada?“. De imediato, aceitei a ideia. Solange nem imagina que eu iria aceitar, mas é claro que eu não poderia deixar de ouvir a proposta, até porque tenho o maior orgulho de onde vim, das minhas raízes”, destaca.
Sobre seus pais, Creuza Alves e José Nilson, Kauany Sousa conta que foi uma surpresa para eles vê-la descer a escadaria do Buffet com a enxada, e diz o que pensou durante a homenagem, “Quando eu os vi vindos ao meu encontro, chorando, lembrei de todas as vezes que minha mãe também chorava por mim, de saudades e preocupação por eu estar tão distante. Lembrei de meu pai ‘limpando mato’ comigo, feliz da vida, apesar do cansaço.
Orgulha ao falar de se sua trajetória, Kauany Sousa já teve sua história contada em um programa de TV, o Revelando Histórias, do Canal UernTV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
– Infância foi marcada pelo trabalho a partir dos sete anos de vida
Kauany Sousa nasceu no Sítio Caraúba Torta (entre Patu e Almino Afonso), próximo a divisa do Rio Grande do Norte com o estado da Paraíba. Tem três irmãos, Aparecida, Kamila e Kelven Alves. Aos sete anos de idade, Kauany já trabalhava com seu pai na agricultura, limpando o roçado e plantando milho, feijão, arroz e algodão para o sustento da família.
Mesmo trabalhando na roça, Kauany não deixou de aprender a ler e a escrever, iniciando seus estudos também aos sete anos de idade, no sítio onde morava.
Sobre seus primeiros anos de educação, a jovem diz, “Onde eu morava não tinha escola, e a minha professora, na época, dava aula debaixo de um pé de Juazeiro. Eu sempre quis aprender a ler e a escrever, assim que as aulas iniciaram, eu aprendi (a ler e escrever). Nunca tive o melhor caderno, mas sempre dei o meu melhor”, reforça.
Kauany Sousa se formou em Serviço Social, mas já na infância queria ser jornalista. “Sempre dizia para a minha mãe que um dia ela iria me ver na TV”, recorda a agora Assistente Social.
Depois de tentar por três vezes o vestibular para Jornalismo na Uern, Kauany conseguiu uma bolsa de estudos em uma universidade privada da cidade. Apesar do Curso de Serviço Social não ser a sua primeira opção, Kauany o escolheu por imaginar haver semelhanças nos Cursos de Serviço Social e Comunicação Social.
Sem ter tantas condições financeiras para morar em Mossoró, Kauany começou a estudar com a ajuda de seu marido, Edjakson Sousa. Ela veio para o município mossoroense há quatro anos, aos 20 anos de idade.
Kauany Sousa recorda dos momentos difíceis que passou estando em Mossoró, “Eu não conhecia nada, tive que procurar lugares para dormir porque não tinha onde ficar. Creio que a maior dificuldade foi ter que ficar longe das pessoas que eu amo, os meus pais”, destaca.
Mesmo em meio a tantas dificuldades para concluir o curso de Serviço Social, Kauany não desistiu e conseguiu se formar com o apoio financeiro de seu marido.
Agora, além de cursar Jornalismo na Uern, após ter tentado o quarto vestibular para ingressar no curso, ela faz especialização em Políticas Públicas e Intervenção Social para melhorar ainda mais seu desempenho no mercado.
– Estudante de jornalismo tem projeto de aprimorar conhecimentos na área
Para o futuro, Kauany Sousa pretende fazer Mestrado e Doutorado na área de jornalismo, além de buscar a realização um de seus grandes sonhos, conhecer um dos maiores comunicadores da TV brasileira, o apresentador Sílvio Santos, dono do SBT. Kauany brinca com a ideia, “Quem sabe um dia ele poderá ser meu patrão”.
Para os que almejam a realização de sonhos, mas que sentem dificuldades na concretização dos mesmos, Kauany Sousa deixa um recado, “Creio que não existem barreiras quando se sonha. Eu tinha sonhos bobos e sonhos grandes, a maioria deles foi realizada porque eu acreditei, fui e lutei para conseguir”.
Para finalizar, Kauany diz, “Não desistam de lutar, de tentar, de querer vencer, mesmo que muitos digam que você não irá conseguir. Não olhe para os ‘nãos’ que a vida dá, olhe para frente, apenas com o foco nos sonhos, porque eles se tornarão realidade. Eu nunca imaginei que meus sonhos de infância se concretizariam tão rápidos, apenas acreditei e fui teimosa; insisti, busquei e venci”, conclui.
Fonte: Jornal O Mossoroense
IMAGENS DA FORMATURA DE KAUANY
Fotos: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário