A cidade vê a Serra do Lima |
Matéria publicada na edição de janeiro da Revista Foco
Por Isaias Oliveira
Patu quer ser a grande referência do interior do Rio Grande do Norte em matéria de Turismo.
Localizada no Médio Oeste do Estado, distante 320 quilômetros de Natal, Patu tem fortes atrativos turísticos e está partindo para montar uma infra-estrutura que garanta a exploração de suas potencialidades.
Patu é forte no turismo religioso, atividade que se estende pelo ano inteiro. O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, atrai fiéis e romeiros o tempo todo. Nas grandes romarias, que acontecem nos meses de janeiro e novembro, Patu recebe milhares de fiéis.
Rivelino Câmara fala no alto da Serra |
O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, encravado na Serra do Lima, é considerado um dos mais importantes templos religiosos do Nordeste e do Brasil.
A imponente Serra do Lima, marca registrada da beleza da terra de Patu, é considerada um dos principais lugares do mundo para a prática de voo livre de longa distância, tanto de Parapente como de Asa Delta.
Para a rampa da Serra do Lima convergem atletas, aventureiros e pilotos de várias partes do Brasil e das mais diferentes nacionalidades atrás de quebrar recordes de permanência no ar e de distância.
Serra do Lima é referência internacional em voo livre |
O alto da Serra oferece uma visão de cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A Serra do Lima tem cerca de 700 metros de altitude. A trilha que leva a essa altitudes começa no Santuário do Lima e tem um total de 5 quilômetros.
Patu é também forte no turismo voltado para a exploração cultural e histórica.
Em Patu, o visitante pode chegar até o Cruzeiro de São Sebastião, conhecer a Casa de Pedra do Cangaceiro Jesuino Brilhante, ir ao Pico Pelado, chegar até o Museu Rural que funciona em casa de pedra feita pelos escravos na Comunidade Escondido, e ir ver as Escrituras Rupestres na Comunidade Quilombolas do Jatobá.
Capela do Santuário do Lima |
É um elenco de atrações turísticas para ninguém botar defeito. Elenco que conta ainda com as múltiplas trilhas existentes na grande Serra de Patu.
O enorme potencial turístico caminha para ganhar uma amplitude ainda maior.
A administração municipal de Patu está viabilizando a construção de uma grande infra-estrutura na Serra do Lima com a urbanização dos acessos, construção de uma das mais modernas rampas do mundo, construção de estacionamentos e mirante.
A rampa onde acontecem os saltos, na parte leste da Serra, tem acesso precário feito por estrada de terra.
Projeto de urbanização da rampa |
Isso deverá mudar dentro de curto espaço de tempo, espera a prefeitura e o povo de Patu.
“A administração da prefeita Evilásia Gildênia tem um projeto bem definido, que irá transformar Patu no grande pólo turístico do interior”, afirma o secretário municipal de Administração e Finanças, Rivelino Câmara.
O projeto de urbanização da Serra do Lima já conta com o compromisso do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, que trabalha junto ao governo federal a liberação dos recursos.
“Vamos a Brasília e com o apoio de nossa bancada buscaremos no Ministério do Turismo viabilizar a efetivação dessa importante obra”, diz Rivelino.
Urbanizar os acessos e a própria Serra de Patu irá alavancar o turismo do município e região. É na Serra onde acontecem as principais atividades do turismo do município, tanto no âmbito religioso, quanto no campo do esporte de aventura.
Prefeita Evilásia e Rivelino Câmara |
Turismo fortalecido em Patu, bom para toda a região. O município tem posição geográfica privilegiada e é central no grande Sertão que se estende pelo Rio Grande do Norte e pela Paraíba.
O município faz divisa com o estado da Paraíba e é rodeado de pequenas cidades. Por oferecer diversos serviços de natureza pública, Patu já é referência na região em áreas como a bancária, por exemplo. Diariamente, o município já recebe bom fluxo de pessoas de outras cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário